Qual o espaço de potenciação?

Para potenciar a saúde da mulher é preciso reconhecer e combater as 4 bolsas de mal-estar que o estudo identifica e que as mulheres (e a sociedade como um todo) tendem a ignorar. Para tal, nada como começar por encarar os números:

  • Menstruação: cerca de 1.800.000 mulheres menstruam e 39% delas consideram-no difícil. Pelos cálculos, são 1.375 dias de dificuldade na vida de mais de 700 mil mulheres. Aproximadamente 3,7 anos das suas vidas.

  • Maternidade: cerca de 85 mil mulheres passam em cada ano por um processo de maternidade. 48% considera a fase do pós-parto difícil ou muito difícil. Fazendo as contas, são mais de 140 dias de dificuldade na vida de 40 mil mulheres em cada ano.

  • Menopausa: cerca de 1 milhão de mulheres entre os 45 e os 64 anos estará numa fase da menopausa. 32% considera-o difícil ou muito difícil. Pelos cálculos, são 1.213 dias de desconforto na vida de mais de 265 mil mulheres. Aproximadamente 3 anos das suas vidas.

  • Relação com o corpo: cerca de 1 milhão de mulheres estão desconfortáveis com o peso, embora o seu IMC sugira “peso normal”. 27% reconhece que a insatisfação com o peso interfere muito com o seu bem-estar psicológico. São quase 259 mil em sofrimento desnecessário.

Faça download deste capítulo

Consulte este capítulo do estudo “Saúde e Bem-Estar das Mulheres", através do botão abaixo

}