A Romantização da Maternidade

O estudo “A Saúde e Bem-Estar das Mulheres: Um potencial a alcançar”, de 2022, reconhece a maternidade como uma das quatro “bolsas de mal-estar e desconforto feminino”.

O conceito de maternidade é inerente a um ideal de “mãe perfeita” assente em mitos de amor incondicional espontâneo e instinto materno, que romantizam o processo da maternidade.

No entanto, alerta o estudo, o pós parto é uma fase de grande debilidade física e psicológica, em que muitas mulheres que o vivem estão isoladas, sem rede de apoio, com um ser totalmente dependente a seu cuidado permanente.

 

69% das mães indica pelo menos uma das fases da maternidade – processo para engravidar, gravidez, parto ou pós-parto – como tendo sido difícil ou muito difícil. 

 

“O nascimento de um bebé traz consigo uma série de mudanças dramáticas no bem-estar físico da mãe, na sua vida emocional, no seu status social, e até na sua identidade enquanto mulher. Distingo este período de transição de outros, chamando-lhe matrescência, para enfatizar a mãe e dar foco ao seu novo estilo de vida”Dana Raphael, The Tender Gift: Breastfeeding (1973)

Para continuar a ler e a aprender mais sobre a maternidade, ou outros temas de saúde e bem-estar da Mulher, convidamo-lo a ler o estudo.

Partilhar esta página

Saúde e Bem-Estar das Mulheres

Conheça em detalhe o estudo do Saúdes de 2022.

}