Menstruação: a consciência da sociedade está a mudar

Uma breve cronologia

No estudo do Saúdes, de 2022, “A Saúde e Bem-Estar das Mulheres: Um potencial a alcançar”, a menstruação é identificada como uma das quatro “bolsas de mal-estar e desconforto feminino”.
Sobre este tema, ao longo da última década, a sociedade tem construído um novo olhar e consciência - mais honesta e realista. Aqui ficam alguns marcos desta mudança:

  • 2015: “period” é considerada uma das palavras do ano na sequência de um comentário de Donald Trump sobre uma jornalista. “#periodsarenotaninsult” tornou-se viral no Twitter, com várias mulheres a anunciarem durante meses a sua menstruação ao ex-presidente do EUA.
  • 2016: nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a nadadora chinesa Fu YuNanhui conquistou fãs por todo o mundo quando referiu numa entrevista que tinha menstruado na noite anterior a vencer a medalha de bronze nos 100 metros de costas.
  • 2020: a Escócia e a Nova Zelândia aprovaram leis para providenciarem produtos menstruais gratuitos em todas as escolas.
  • 2022: no torneiro de ténis de Roland Garro, Zheng Qinwen explicou em entrevista ter sentido fortes dores abdominais causadas pela menstruação.

“É uma coisa de raparigas. O primeiro dia é sempre tão difícil. Em campo, gostava de ser um homem”, revelou a tenista Zheng Qinwen, após parar a sua partida em Roland Garros.

Para continuar a ler mais sobre momentos que ajudaram a construir um novo olhar sobre a menstruação, a aprender sobre a menstruação, ou outros temas de saúde e bem-estar da Mulherconvidamo-lo a ler o estudo.

Partilhar esta página

Saúde e Bem-Estar das Mulheres

Conheça em detalhe o estudo do Saúdes de 2022.

}