Qual o espaço de potenciação?

O desconforto na menopausa

A menopausa não impacta todas as mulheres da mesma forma, e os seus efeitos podem estar relacionados com pré-existências de problemas de saúde. Algumas mulheres apresentam poucas ou nenhumas queixas. Muitas outras, apesar do nº de sintomas que relatam e que indicia a dificuldade deste processo, qualificam como “normal” tudo aquilo que estão a passar.

Das mulheres que classificam o que sentiram na menopausa como "normal”, 49% reconhece 3 ou mais sintomas de desconforto. O nº médio de desconfortos sentidos é de 3.33. 43% sente sintomas de desconforto há mais de 2 anos e 7% acumula afrontamentos, suores noturnos, insónias e dores nas articulações.

Dois anos depois de não ter o período eu tenho exactamente os mesmos sintomas e tenho sempre em grande quantidade – os suores, a taquicardia… eu deitava-me e adormecia e passados cinco minutos acordava como se tivesse corrido uma maratona, como se tivesse feito um sprint enorme, ficava com o coração a bater, a bater, até pensava que estava a ter um ataque cardíaco sem explicação! (…)
M, 54 anos casada, 2 filhos
Eram alterações hormonais, o organismo estava a sofrer e eu tinha duas soluções: ou vivia a frio ou com a terapêutica que geralmente as mulheres fazem. Como eu não posso fazer compensação hormonal, as opções que tinha eram muito mais reduzidas. Eu acho que a medicina para estas situações nos deixa poucas ou nenhumas opções. E, pronto, assumo aquilo… venham os suores, venham os ataques quase cardíacos! Estou a aprender a viver com isto. Desde que seja benigno, vamo-nos adaptando e aceitando.
M, 54 anos casada, 2 filhos

Em Portugal, cerca de um milhão de mulheres entre os 45 e os 64 anos estará numa das fases da menopausa.

 

Embora se estejam a transformar as atitudes em relação à menopausa, as necessidades específicas deste grupo ainda estão longe de ser respondidas, seja no campo da medicina, do trabalho ou do consumo. Ajudar as mulheres não é dar-lhes o direito à falta ou à abstinência, é direcioná-las para soluções. A primeira ajuda de que precisam é a educação. É negada a muitas mulheres a informação prévia de que precisam.

A experiência da menopausa não é só fisiológica, é também social. A menopausa tem de deixar de ser lamentada como um ritual de passagem para a velhice e celebrada como a entrada numa nova fase da vida da mulher, muitas vezes, mais positiva

Faça download deste capítulo

Consulte este capítulo do estudo “Saúde e Bem-Estar das Mulheres", através do botão abaixo